quarta-feira, 13 de abril de 2011

“VERBUM DOMINI”: UMA PRIMAVERA DA PALAVRA

Breve Apresentação da Exhortação Apostólica “Verbum Domini”

Na quinta-feira, dia 11 de novembro, foi apresentada na Santa Sé a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Bento XVI, Verbum Domini. Na ocasião, interviram o cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos e relator geral do Sínodo, Dom Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Nikola Eterović, secretário-geral do Sínodo, e Dom Fortunato Frezza, subsecretário.

O documento pontifício recolhe, assim o expressa o Papa na introdução, os frutos da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja" (5-26 de Outubro de 2008).

A exortação apostólica chega finalmente, trás uma longa elaboração e espera demorada. Além de apresentar de maneira orgânica e completa o fruto de aquele Sínodo, a exortação pós-sinodal será um documento de base para toda a pastoral bíblica, ou melhor, ainda, para toda a Animação Bíblica da Pastoral nos próximos anos (n. 73).
A exortação apostólica recolhe as muitas reflexões e propostas surgidas durante o Sínodo dos Bispos sobre "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

A partir daqui encontros e congressos ajudarão a compreender um documento chave, uma verdadeira primavera da Palavra, pois toca o coração da vida cristã e da missão da Igreja: “Com a XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, estamos conscientes de nos termos debruçado de certo modo sobre o próprio coração da vida cristã, dando continuidade à assembleia sinodal anterior sobre a Eucaristia como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja. De fato, a Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela. Ao longo de todos os séculos da sua história, o Povo de Deus encontrou sempre nela a sua força, e também hoje a comunidade eclesial cresce na escuta, na celebração e no estudo da Palavra de Deus. Há que reconhecer que, nas últimas décadas, a vida eclesial aumentou a sua sensibilidade relativamente a este tema, com particular referência à Revelação cristã, à Tradição viva e à Sagrada Escritura” (n. 3).


Já nos dias 2-4 de dezembro, na Universidade Urbaniana de Roma teve lugar o primeiro destes convênios, organizado tempestivamente pela Federação Bíblica Católica, e participaram expertos de várias universidades e competências, entre os quais Dom Gianfranco Ravasi e Enzo Bianchi, Prior do Mosteiro de Bose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário