segunda-feira, 11 de julho de 2011

BÍBLIA: TODO UM MAR PARA SURFAR

É bom escutar como as pessoas leem a Bíblia. Descobre-se tanta coisa bonita! Por isso a partir daqui convido você que está lendo estas páginas a partilhar a sua leitura e vivência da Palavra de Deus. Diga onde você encontra água para a sua sede, e o seu modo de atingi-la.
Pode pensar que são pequenas coisas e que a ninguém interessa. Tente escrever dez ou quinze linhas e envie. Verá que maravilha está acontecendo no meio de nós. Jesus disse que era para proclamar a Boa Notícia sobre os telhados.
Vamos fazer, então, um grande mutirão para nos ajudarmos a crescer no serviço aos pobres, na comunidade, na missão, na luta pela vida, pela justiça e pela paz.

SURFISTA DO EVANGELHO

Neste ano, o Evangelho de Mateus vai ser a minha praia. Por falar em praia, eu gosto é da praia de Piatã. Isso é praia! Já viu segunda-feira? Piatã é uma delícia. Vai encontrar pouco pessoal, caminhando, jogando bola, sentado, deitado, criança brincando de gente grande, homem e mulher feito criança, construindo castelos na areia.

Eu gosto é de praia, como gosto dos Evangelhos. Essa é uma de minhas praias favoritas. O Evangelho de Lucas: que coisa linda! E o de Marcos, nem me fale. Mas eu decidi que a minha onda vai ser Mateus. Existem mil motivos para frequentar essa praia. Alguns consideram esse evangelho como o mais eclesial: fala do jeito de ser comunidade, de viver, de celebrar, de ser seguidores e seguidoras de Jesus, de oferecer o perdão se for o caso.
Traz também ar de pão cozido, de trabalhadores cansados de esperar na praça, de mulheres fadigadas, de multidões de pobres, de tentações, de sonhos, de tanta coisa. Há muita sabedoria e mensagem nesse baú.

– Eu já ouvi falar nisso. Que tem muito discurso. Que esse evangelho quer mesmo é ensinar.

– É uma boa notícia para os pobres e pequenos. Eu acho esse Evangelho lindo, lindo, lindo. Lindo mesmo!

– E de Jesus de Nazaré também fala um bocado!

Claro, nesse tecido tem fios e fios de muitas cores e tamanhos. E Jesus Cristo é um fio de rio de grande correnteza no Evangelho de Mateus. Jesus e a comunidade. Tudo isso está lá e muito mais. Tem tanto segredo nessa mata, aliás, nessa praia!

Você acha que conhece, porque passou por lá várias vezes, e coisíssima nenhuma. As pegadas que você deixou, o dia seguinte não encontra mais. Caminha e caminha e a praia é sempre nova. O céu, diferente. O mar, mais alegre e revitalizador. Faz sonhar acordado!

Praia coisa linda que só! Praia, dom de Deus! Evangelho de Mateus, presente de Deus. Memória de Jesus e das comunidades. Memória da missão dos pobres!

– Ué! Os pobres têm missão?

– Só faltava essa! Que os pobres já não tivessem nem missão. Não têm casa, nem pão, nem terra, nem salário. Tiraram deles a cultura, quase que a vida arrancaram e, agora, querem tirar também a missão? Mas não vão poder tirar o que Deus lhes confiou: a eles pertence!

SURFISTA? SIM

Venha a curtir uma praia comigo. Não me entenda mal. Não é que eu seja doente por praia. Nasci no interior, num povoado de quarenta famílias. Mas meus olhos se acostumaram a estas praias e decidi ser surfista.

– Mas você, logo você que mal sabe nadar.

– Pois é, mal sei nadar, mas por isso é que não sou do mar. O mar me respeita, e eu tenho respeito por ele. Respeito e medo. Mas gosto é de surfar. Minha prancha é de boa qualidade e com o passar do tempo a confiança aumenta. Tenho maior intimidade. Somos mais amigos. Dentro do possível, porque o mar, como a vida e o evangelho, tem muito segredo!
– E o Evangelho de Mateus também. Dá pra surfar o ano todo: uma delícia de mar! Quanto você mais avança maior é a alegria de nadar, de surfar, de brincar com ondas. Você e a prancha e a onda viram uma coisa só, junto com o vento e o sol. Um milagre em movimento!

Quando você quer reter a onda, ai não dá. A onda chega na praia e já era! Bateu no chão! Tem que se deixar levar pelas ondas, e driblar, e brincar na gratuidade do vento que vem e para quando quer.

Algo assim é o Evangelho de Mateus. É coisa linda para as crianças: podem brincar na praia e sentir a presença do Amigo que fala com tanta paixão das crianças que até os adultos querem virar crianças para entrar no Reino de Deus. E aí o sonho de Jesus se realiza. E Jesus grita de alegria vendo tanta coisa boa: "Eu te louvo, Painho, porque tem tanta criança na praia, curtindo a partilha, a solidariedade, e essa presença do Abbá (painho/mainha), que brinca com eles o dia todo (Mt 11,25).

E tem surfista que joga e descobre o risco e o rosto de Cristo. E se adentra descobrindo outras praias e outros mares e percebe a missão das comunidades. E fica a mercê do Vento, por caminhos novos. Sempre em movimento, guiado pelo Vento! Sob a proteção da mão de Deus que segura a prancha e você, quando o cansaço chega.

Entrar, entrar no mar como o surfista. Quantas vezes? Só o mar e Deus é que sabem! Entrar e voltar... Começar e recomeçar.

– Mas, por onde?

– Geralmente, pelo começo, mas você vai se deliciar se começar pelo fim. Faça a prova. Leia o capítulo 28 de Mateus, inteirinho e devagarinho... com tudo aquilo que já sabe de Jesus. Você já sabe muita coisa de Jesus. De hoje que está na comunidade!

Acolha a novidade. As surpresas vão chegar e Deus vai lhe inspirar o resto para continuar surfando. Outra onda vai devolvê-lo à praia. E manda começar tudo na Galileia, por onde Jesus começou. (Pode ler do capítulo 3 em diante). A terceira vez, vai fazer a caminhada pelo evangelho todo: desde o começo, seguindo Jesus, junto com os discípulos e discípulas, ouvindo o Sermão do Monte, a mensagem das Bem-aventuranças, a opção radical pelo Reino (Mt 6,33), sentindo o chamado e o estilo de Jesus como uma provocação que invita a ir para a frente, apesar das pedras no caminho, sendo comunidades que acolhem os pequenos e os últimos e se perguntando mil coisas (Mt 18).

Algumas perguntas são tão parecidas com as nossas: "Quem é o maior no Reino de Deus? Quantas vezes devo perdoar?" Mas outras são tão diferentes, tão originais. Só podem ser nossas.

Veja, no entanto, qual é a resposta e a proposta sempre nova de Jesus. Uma coisa é saber, outra é viver e praticar. E oferecer o perdão de coração. O perdão e o amor renovam o coração e a comunidade. Trazem a vida nova de Deus, uma Boa Notícia, Evangelho para nós!

Continue surfando! Vai encontrar muita novidade vivendo a palavra do Evangelho no horizonte dos mares todos, dos oceanos todos debaixo do céu. Ele, o Senhor da missão, envia evangelizadores e acompanha o trabalho: "Ele, Emanuel, – Deus conosco" (Mt 1,23) – está surfando ao nosso lado na praia do dia-a-dia, sem cansar, presente onde dois ou três estão reunidos em seu Nome (Mt 18,20) e acompanha cada dia na missão até o fim dos tempos! (Mt 28,20).

No horizonte onde o mar se junta com o céu, lá é uma delícia, é o Reino de Deus acontecendo. Venha curtir essa praia e fazer discípulos e discípulas de todas as nações. Venha realizar sua missão e se alegrar nesse ano de graça do Senhor. Venha surfar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário